SANfe - Recursos e Motivação

Quais e como os Documentos são armazenados.

 

 

O SANFe permite armazenar as NFes de “entrada” e de “saída”. Desta forma, sob a gestão do SANFe, fica disponível a possibilidade de consultar ou encontrar qualquer NFe (e outros documentos associados) de responsabilidade das empresas.

O SANFe possui um módulo que gera o DANFE caso não venha acompanhado da NFe. Esse é um DANFE “genérico” (o DANFE não tem validade fiscal, especialmente após a mercadoria entregue). Sempre é recomendável que o DANFE do “emissor” seja armazenado junto com a nota.

O “armazenamento” (ou a “entrada”) de uma NFe, pode ser feita de quatro formas diferentes:

Via eMail

Via “Hot-Folder”

Via “Hot-Folder-Automático”

Individualmente (apontado os arquivos desejados)

Automaticamente via módulo BaixaNFe (preferencialmente)

Qualquer que seja a forma de “entrada da nota”, as mesmas operações são efetuadas. A integridade do documento é verificada, a verificação da validade da nota é efetuada junto a SEFAZ, o DANFE é verificado e criado caso necessário, o “recibo da consulta” a SEFAZ (XML de retorno da consulta) é guardado e um PDF de visualização desse recibo é criado.

O SANFe extrai várias informações do XML da nota, como CNPj, Razão, Valor, etc., esses dados são inseridos no Banco de Dados, e os documentos armazenados, ficando a disposição dos usuários, para consulta e/ou extração a qualquer momento. Qualquer “problema” apresentado na NFe, como XML mal formatado, Nota Fiscal já inserida, Nota fiscal para CNPJ não licenciado, etc, dispara uma rotina que armazena os documentos (ou arquivos) em uma estrutura de diretórios, para posterior verificação, separados por categoria de problema encontrado.